Infiltração

No meu apartamento há um vazamento enorme no teto do banheiro provocado pelo imóvel de cima.O que devo fazer? Recorrer ao síndico para mediar a questão?

Se a infiltração é do apartamento de cima não é correto reclamar com o síndico, sua competência de atuação está estrita à administração dos interesses gerais dos condôminose das áreas comuns, mas, a mediação pode ser útil e de solução mais rápida, contudo, frustrada a negociação, o condômino deverá buscar a solução pela via judicial.

 No caso a relação jurídica é de condômino para condômino.

 Nestes casos pode  ser pedido ao juiz  que fixe uma multa diária para o condômino da unidade responsável pela infiltração  até  que os reparos sejam satisfatoriamente realizados.

 Trata-se da ação denominada  cominatória.

 Pode ainda ser pedida  a indenização  correspondente aos danos comprovados que a infiltração causar.

Apareceu uma infiltração enorme no teto do meu banheiro. Reclamei pra ele, mas até hoje nada e, a situação só está piorando. Quando estão tomando banho lá, a água fica pingando no meu banheiro. Não tenho a quem recorrer porque ele é o síndico. O que faço?

Algumas medidas devem ser tomadas de imediato, sem delongas.  No seu caso, se não preferir contratar um advogado para cuidar do assunto, deve procurar, imediatamente, o Juizado Especial, apresentar a suas razões  de preferência com  relatório e  orçamentos completos  e ainda, com fotosdos danos   que a  infiltração tem lhe causado.

O Juiz, poderá condenar o condômino recalcitrante no pagamento da  reforma e  até em danos morais pelo constrangimento de não poder utilizar  seu  imóvel  normalmente, além de fixar uma multa pela demora.

No caso, o fato do condômino ser o síndico do edifício,  facilita as coisas.  Não perca tempo, preparesuas provas  e  procure o Juizado Especial Cível.